top of page
Evento Já

Review Subwoofer ELX200-18SP

Resumindo:

Seguindo o legado de seus PAs, a Electro-Voice nos encantou mais uma vez com a sua linha de entrada de subwoofers, a ELX 200. Seus graves imponentes e claros, e um DSP incrivelmente intuitivo e fácil de integrar com qualquer outro sistema de som da marca, tornam este produto indispensável para eventos de médio ou grande porte, onde a potência e a qualidade sonora são igualmente priorizadas. Optamos pela versão de 18 polegadas, então nossas opiniões sobre a qualidade sonora se restringem a este modelo. Comentários sobre a construção e as funções são aplicáveis a toda a linha.

Subwoofer Electro-Voice ELX200-18SP vista de frente

Primeiras impressões:

Ficamos chocados com o peso dos PAs da Electro-Voice quando os vimos pela primeira vez, e essa sensação se repetiu quando nos deparamos com este subwoofer. Não é um produto leve, mas, considerando sua potência, é certamente menos pesado do que deveria ser.


Seu acabamento é bem similar ao que vimos na linha ZLX de PAs, um plástico injetado de alta qualidade, com um emborrachamento que dá uma sensação de premium ao seu gabinete. A estrutura em si é feita de um composto de madeira. Podemos atestar que são resistentes; os nossos já estão conosco há alguns anos e parecem novos.


Mantendo o design discreto adotado pela marca, este subwoofer é minimalista, sem nenhum detalhe chamativo. Não é nada especial, mas é seguro, funcional e harmoniza visualmente com quase qualquer PA moderno, principalmente os da própria EV.


Em relação à conectividade, temos o padrão: 2 entradas híbridas P10/XLR e duas saídas XLR para transmitir o sinal ao restante do sistema de som configurado, seja ele qual for.


Em uso:

Reforçando uma das observações feitas em nosso review da linha ZLX, a simplicidade da instalação e calibração do ELX é muito conveniente. Parear este com outras caixas da Electro-Voice é muito simples, já que em seu DSP podemos encontrar presets que incluem diversos modelos de caixas altas da marca. Existem opções de ajustes manuais de crossover caso eles sejam usados com outros PAs, mas a "mágica" do ecossistema se destaca com o kit completo. Para sistemas simples e fechados é perfeito, mas sentimos falta de algumas opções avançadas, como o processamento de delay encontrado no JS MAX 18S da JBL, nosso outro subwoofer de 18 polegadas. Considerando os 100W de diferença, além do seu som mais limpo, acreditamos que o ELX ainda seja a melhor escolha para a grande maioria dos eventos, mas não queríamos deixar de pontuar este pequeno detalhe.


Com 600W, o som do ELX é potente, presente e, mais importante, limpo (uma característica que tende a ser ignorada em troca de graves mais presentes). As frequências baixas, apesar de muito impactantes, não ofuscam os médios ou agudos das caixas altas. Quando propriamente calibrado, um kit da EV soa como se fosse um único produto. De acordo com nossas estimativas, um par de ELX pareados com duas caixas altas da linha ZLX atende por volta de 150 pessoas com facilidade. É realmente impressionante. Observar as reações dos clientes que não conhecem a marca ao se depararem com ela se tornou uma atividade recorrente na Evento Já durante nossas locações.


Conclusão:

Nem todo evento tem a necessidade de um subwoofer; a demanda para um equipamento deste tipo é certamente menor do que a de caixas altas. Nem por isso a Electro-Voice deixou de tratar a sua linha de subwoofers de entrada com a mais absoluta precisão, não é à toa que a marca cresceu tanto em tão pouco tempo. Tanto pelo seu som quanto pela sua facilidade de uso, consideramos a linha ELX a melhor porta de entrada para o áudio profissional quando se trata de caixas graves.


Gostamos:

  • Construção sólida e leve (considerando seu tamanho);

  • Som potente e limpo;

  • DSP simples e intuitivo;

  • Ecossistema bem definido.


Não gostamos:

  • A falta da opção de processamento de delay pode ser um problema para eventos de grande porte.

Comentários


© 2025 Evento Já

62.175.726/0001-12 - Alphaville e São Paulo, SP

51.035.492/0001-91 - Curitiba, PR

  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn
  • Instagram - Black Circle
  • Whatsapp

As imagens apresentadas aqui são representações visuais meramente ilustrativas.

bottom of page